quinta-feira, junho 29, 2006

Revelação surpreendente!


"Estudo revela que a capital portuguesa é das cidades com melhor qualidade de vida
Lisboa está entre as 60 cidades do mundo com maior qualidade de vida.
Um estudo internacional coloca Zurique no topo da tabela. No fim, está Bagdade. A qualidade de vida da capital portuguesa até é bem razoável. De acordo com um estudo da Mercer, está no 53 lugar. Fica à frente de cidades como Los Angeles, Miami, Roma ou Dubai. E está um pouco atrás da capital do Mundo, Nova Iorque.
Neste estudo avaliam-se vários aspectos. Como o ambiente sócio cultural. Ou seja, se há, por exemplo, censura. Ou os factores médicos e sanitários, como os hospitais, a poluição e o saneamento básico. Olha-se também para as escolas, transportes, teatros, cinemas e restaurantes. Tem-se ainda em conta os bens de consumo, a habitação e o ambiente natural. Tudo somado, Lisboa até recebe uma nota positiva.
Neste estudo foram analisadas 215 cidades. No topo está Zurique, seguida de Genebra, Vancouver e Viena. Portugal surge então no lugar número 53. No final está a capital iraquiana, hoje em dia mais conhecida pela insegurança. Quase metade das 30 cidades melhor posicionadas está na Europa Ocidental. A pior de todas é mesmo Atenas.
Quanto às cidades da Europa de Leste, destaque para Budapeste, Praga e Varsóvia, que continuam a subir na tabela."
in SIC Online
Este estudo apresentado um resultado muito estranho, tendo em conta as respostas das pessoas que foram entrevistadas na apresentação desta notícia! Não é que eu tenha uma historial grande de viagens: Itália e Espanha. Mas posso dizer que conheço muito bem quase todas as grandes cidade de Roma para cima (nomeadamente: Turim, Génova, Milão, Veneza, Florença, Bolonha, Roma) e Barcelona. Devo dizer que Lisboa em nada deve a nenhuma delas. Cada um tem o seu estilo próprio, beleza e afins. No entanto, em termos de limpeza posso dizer que existem cidades italianas bem piores que a nossa. Roma é decididamente mais suja que Lisboa.
Penso que as respostas das entrevistas terem sido negativas podem passar pelo facto de não se ter com que comparar, por termos esta coisa de criticar o que é nosso ou por simplesmente se ter essa opinião. Também é possível não se gostar de Lisboa... Acontece!