quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Os portugueses...

Hoje o meu dia começou com um grande stress e onde pude comprovaro quanto os portugueses não se preocupam com os outros.Apanho todos os dias o comboio da ponte 25 de Abril.
Como é evidente, este encontra-se todos os dias completamente cheio. Ao entrar na carruagem, tenho sempre o cuidado de verificar se não me encontro completamente em cima de alguém, com a excepção de quando vamos como sardinhas em lata. Aí é impossível, por mais cuidado que se tenha... Por acaso hoje até não foi dos dias piores. No entanto houve um senhor que faz questão de se colocar em cima de mim e de outra pessoa, quando existia espaço suficiente para irmos todos um pouco à vontade. Tentei, por meio de alguns "encostos" dar a entender que não havia necessidade de irmos em cima uns dos outros. Ao que o tal senhor respondeu com uns olhares de lado... Enfim, o stress foi aumentando e o frio que sentia passou a calor, tal era já a raiva de me estava a meter o dito senhor. Quando atingi o ponto de saturação, virei-me para o senhor e pedi-lhe para se afastar um pouco pois não percebia porque é que ia em cima de mim quando a carruagem não tão cheia quanto isso. Este lançou uns grunhidos (deu logo para me aperceber da eduacação deste inegrume) e não se mexeu. Tentei mais uma vez explicar-lhe que, se desse um passo em frente iamos todos muito melhor. Mais uma vez uns grunhidos... Foi então obrigado a dar-lhe um encontrão e dizer-lhe que se volta a ir para o mesmo sitio a coisa não ia ficar por ali, pois já me encontrava farto de toda aquela situação. Depois de muto grunhir o tal senhor foi-se embora para outra carruagem...

Será que as pessoas não têm três dedos de testa para se aperceberem deste tipo de situações?!?!?!
Na minha opinião tal demonstra uma falta de preocuapação para com as outras pessoas. É o típico pensar: "Eu estou bem, então vou c*g*r para os outros... Eles que se amanhem!!!".
Este é um modo de pensar que, na minha opinião está cada vez mais enraízado na sociedade portuguesa e é visível em tudo: no IRS, no trânsito, etc...Enfim é a sociedade em que vivemos. No entanto se todos tentarmos fazer algo, a mudança é possível... Para tal, basta todos, e não só alguns, quererem!

É um desabafo depois de uma viagem de comboio um pouco mais stressante que o normal.