segunda-feira, fevereiro 13, 2006

O mundo actual...

Acabo de ler o artigo de opinião do Prof. João César das Neves no DN. Só o título basta para termos a perfeita noção sobre o seu conteúdo, "O tempo em que o mundo ficou muito perigoso".
A última novidade, a entrar no "menú" de insegurança, intolerância, extremismos e fanatismo que tem sido o cardápio do mundo ultimamente, foi os cartoons de Maomé.
Ao que as coisas chegaram, onde basta um cartoon para provocar a fúria em massa, incêndiar de embaixadas, manisfestações e promessas de morte... Para onde é que foi parar a tolerância que nasceu com o fim de 2º Guerra Mundial?
As coisas estão a tomar um caminho imprevisível... Os Estados Unidos da América a querer dominar o mundo, o Irão a quer dotar-se da bomba nuclear...
A ideia que tenho é que toda a zona do Médio Oriente é um enorme barril de pólvora prestes a explodir, tal é a intensidade doentia e extremista com que são vidas as coisas. Têm-se a perfeita noção que a grande maioria, cega e acéfala, é levada por uma minoria, a cometer actos que vão contra aquilo que eles proprios defendem... É assim, é este o estado a que chegamos. É este o ponto que fará a diferença em relação ao futuro do mundo daqui a 20 ou 30 anos.
Estaremos a colher flores ou despojos de guerra?...